Seguro dentário vs. plano dentário: Quais as diferenças?

A saúde oral é tão importante como a saúde do resto do corpo. Por isso, muitas famílias procuram alternativas para que os tratamentos dentários sejam mais acessíveis. Entre as opções existem o plano dentário e o seguro dentário.

Estes dois termos são comumente confundidos, mas a verdade é que existe uma série de fatores que os distingue.

Vamos explicar quais são as diferenças para que possa decidir a melhor solução para si e para sua família!

Seguro dentário vs. plano dentário: Conheça as principais diferenças

Sem os seguros ou planos, os serviços e tratamentos dentários costumam ter valores bastante elevados. Este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas acabam por negligenciar a saúde oral.

Quando menos se espera, somos surpreendidos com aquela dor de dentes que nos obriga a passar por consultas e tratamentos de forma inesperada. O que significa ter de dispor de budget que muitas vezes não temos.

Para evitar estas situações é interessante considerar a contratação de um plano ou seguro dentário e estar prevenido em caso de emergência. Mas, quais são as diferenças entre estas duas soluções?

1. Plano dentário

Contratar um plano dentário vai permitir que tenha acesso a diversos tratamentos e serviços relacionados à saúde oral, como por exemplo:

  • Consultas
  • Limpezas dentárias
  • Extração de dentes
  • Branqueamento dentário
  • Raios-X
  • Próteses

O pagamento do plano pode ser feito de forma anual ou mensal e entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Sem período de carência para utilização dos serviços
  • Possibilidade de escolha de vários profissionais da rede credenciada
  • Preços mais acessíveis e alguns tratamentos a custo zero
  • Sem a necessidade de autorização para fazer os tratamentos
  • Possibilidade de redução de preços em tratamento particulares

2. Seguro dentário

O seguro dentário, por sua vez, é contratado diretamente com uma companhia de seguros e consiste num pagamento anual ou mensal. O objetivo é obter reduções de preços ou tratamentos dentários sem custo.

Geralmente, as apólices abrangem diversos serviços relacionados à saúde oral como consultas, exames ou tratamentos de medicina dentária. 

A subscrição possibilita o acesso a uma rede de estomatologia, serviços de assistência ou capital diário por internamento hospitalar.

Mas é claro que a cobertura vai depender do que o segurado deseja incluir na apólice. Existem, por exemplo, contratos mais simples e mais baratos que abrangem somente serviços como check-ups, limpezas ou pequenas reparações.

Por sua vez, as apólices mais completas poderão cobrir implantes, aparelhos ou cirurgias. Entre os principais benefícios, estão:

  • Possibilidade de personalizar o contrato de acordo com a necessidade
  • Valor mais atrativo
  • Poupança significativa em tratamentos dentários

Porém, é preciso estar atento ao copagamento e à necessidade de autorização para alguns cuidados específicos em caso de doenças ou deformidades pré-existentes.

Qual oferece o melhor custo vs. benefício?

A verdade é que o melhor produto vai variar de acordo com a necessidade do contratante. Contudo, se pensarmos que os tratamentos dentários são feitos esporadicamente, talvez o seguro dentário seja mais vantajoso.

Isso porque, apesar de ter que arcar com o copagamento, o custo total da apólice é menor. Assim, não corre o risco de pagar por um serviço que não utiliza com frequência.

Portanto, ter um plano dentário é tão recomendado como um seguro saúde. O ideal é que se faça, no mínimo duas vezes ao ano, tratamento e limpezas preventivas para garantir a saúde oral.

Outra vantagem interessante é a possibilidade de personalizar a apólice. Assim, pode ajustar o valor do serviço para que esteja em conformidade com o que realmente precisa.

Compare preços e faça simulações para encontrar o seguro dentário que seja mais adequado para si. Não se esqueça que pode sempre contar com a minha ajuda para ter a proteção ideal!



1 comentário

Deixe um comentário