- Maio 31, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Seguros ao Consumo

Os animais de estimação são cada vez mais membros da família. Além dos cuidados básicos com a alimentação e higiene, eles também precisam visitar o veterinário periodicamente. Mas, como tudo na vida também podem ocorrer imprevistos, por isso é importante contratar um seguro animal.
A contratação deste seguro pode estar relacionada tanto com a saúde do mesmo, quanto contra eventuais danos materiais ou corporais, causados a terceiros. É importante frisar que este último é obrigatório para tutores de cães de raças consideradas potencialmente perigosas.
Todos os cães e gatos podem ter reações imprevisíveis, momentos menos sociáveis, ser atropelados ou desenvolver uma doença à medida que vão envelhecendo. Por isso ter um seguro animal pode ser a melhor solução para prevenir problemas financeiro de maior.
No artigo a seguir vou esclarecer melhor como funcionam estes tipos de seguro, e porque vale a pena contratá-los.
Seguro animal: Como funcionam as várias opções
Conforme mencionado acima, é possível contratar um seguro saúde ou um seguro de responsabilidade civil para animais. Mas há também a opção de adquirir ambos em simultâneo. Perceba as suas vantagens.
1 – Seguro saúde
O objetivo do seguro saúde é garantir a cobertura a despesas veterinárias de rotina, além de acidentes inesperados ou doença. Desse modo irá minimizar os riscos e os custos, e também dar um melhor tratamento ao animal.
É interessante destacar que além das despesas relacionadas com situações de doença, este tipo de apólice costuma incluir uma cobertura para o desaparecimento dos animais. E nesse caso prevê apoio com eventuais custos nas buscas pelo animal.
De forma geral, as apólices cobrem exames, cirurgias e internamentos. Além disso dão ainda alguns descontos em produtos para animais, medicamentos ou alimentação.
Entretanto, existem vários produtos disponíveis no mercado, cada qual com as suas condições e períodos de carência. Por isso é importante perceber qual o mais adequado para o seu melhor amigo.
Assim como num seguro de saúde tradicional, a franquia a pagar depende dos serviços incluídos na apólice, que devem ser escolhidos pelo proprietário.
2 – Seguro de responsabilidade civil
Primeiramente, é importante mencionar que há situações em que se torna obrigatório possuir um seguro de responsabilidade civil.
De acordo com o Decreto-Lei nº312/2003, de 17 de dezembro, o tutor na posse de animais “potencialmente perigosos”, fica obrigado a possuir um Seguro de Responsabilidade Civil, com o capital mínimo de 50.000€, em relação ao seu animal.
Dessa forma, o objetivo deste seguro é a proteção contra eventuais danos materiais ou corporais, causados a terceiros pelo animal doméstico.
Este tipo de apólice garante o pagamento de indemnizações a terceiros, pelos prejuízos causados pelo animal.
5 motivos que fazem valer a pena contratar um seguro animal
Agora que já conhece as modalidades de seguro, e como funcionam, dou-lhe 5 razões pelas quais vale a pena investir na sua contratação.
1 – Prevenção
Provavelmente o seu animal é jovem e saudável, porém é certo que ele irá envelhecer. E quando essa fase chegar é bom estar preparado para potenciais gastos com tratamentos médicos que inevitavelmente podem surgir.
Mas não é só nestes casos que ter um seguro é importante. Isso porque imprevistos podem ocorrer e ele poderá precisar de uma intervenção de urgência. Além da possibilidade de um comportamento inesperado que resulte no ataque a outra pessoa.
Enfim, a prevenção através do seguro pode poupar-lhe muitos desgastes e prejuízos financeiros.
2 – Localização em caso de desaparecimento
Certamente terá maiores probabilidades de encontrar o seu animal em caso de desaparecimento, com o auxílio fornecido pela seguradora.
Além disso o seguro suporta despesas relacionadas com a comunicação do desaparecimento do animal, junto de associações ou divulgação nos meios de comunicação social.
3 – Defesa jurídica
Caso o seu animal se comporte de maneira a causar danos a terceiros, terá a cobertura de todas as despesas legais em consequência de tais danos.
4 – Auxílio na organização de serviços fúnebres
É claro que ninguém espera que este momento chegue.
Porém é inevitável passar por ele. Muitas vezes, devido ao abalo emocional, não sabemos como proceder no caso do falecimento do animal.
Por isso, ter um seguro garante a organização dos serviços fúnebres do animal, incluindo as formalidades necessárias.
5 – Guarda do animal em caso de hospitalização do seu dono
Pode ser que você alguma vez necessite de cuidados médicos. Por isso, para que o animal não fique sozinho, entre os serviços do seguro está a guarda do animal garantida em caso de internamento ou hospitalização do dono.
Um animal de estimação é um membro da família, portanto deve receber todo carinho e atenção, em todos os aspectos. Contratar um seguro animal certamente é um gesto de amor para com o seu bichinho, e também será a solução ideal para os tutores.