- Junho 2, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Seguros ao Consumo

Quando pensamos em consultas periódicas para saber como está a saúde, pensamos sempre em diversas especialidades. Porém raramente damos a devida importância à saúde oral! Contudo, devido aos custos associados a esta área, os seguros dentários acabam por ser uma excelente opção.
Cuidar dos dentes é tão importante como cuidar do resto do corpo. Apesar de ser um serviço por norma caro, há soluções para não ter de desembolsar um montante elevado. E, tal como dissemos, a melhor solução para este efeito é optar por um seguro.
Mas sabe como funcionam estes seguros? Em que situações vale a pena subscrever este serviço? Vamos responder a estas e outras questões de seguida.
Seguros Dentários: Tudo o que precisa saber
A realização de limpezas e tratamentos preventivos nos dentes é fundamental para garantir a saúde oral. Só assim consegue evitar futuros transtornos, e até mesmo extrações dentárias.
Uma forma de contornar estes transtornos é através da subscrição de seguros dentários. A seguir explico-lhe as principais características relativamente às coberturas e apólices desta modalidade de seguro.
1. O que inclui a cobertura de um seguro dentário?
Comumente, os seguros dentários abrangem diversos serviços relacionados à saúde oral. Nomeadamente: consultas, exames ou tratamentos de medicina dentária.
Mas é claro que a cobertura vai depender do que o segurado deseja incluir na apólice. Existem por exemplo, contratos mais simples e mais baratos que abrangem somente serviços como check-ups, limpezas ou pequenas intervenções.
Por sua vez, as apólices mais completas poderão cobrir implantes, aparelho ou cirurgias.
No que toca à contratação, é importante ter em conta que poderão ser consideradas, ou não, pré-existências. Também pode ser necessário, em alguns casos específicos, uma pré-autorização por parte da seguradora.
2. Como funcionam os seguros dentários?
Após a subscrição ao seguro, o segurado receberá um cartão de saúde dentária. Este deverá ser apresentado ao prestador de cuidados dentários da rede no momento de realizar o pagamento.
Com esse cartão, líquida apenas o copagamento correspondente ao ato médico realizado. Os valores estão definidos previamente, numa tabela de descontos acordada entre os profissionais credenciados e a seguradora.
Enquanto titular de um seguro de saúde dentário, pagará menos do que outro utente. Isso porque terá apenas de pagar o acordado com a seguradora.
3. Em que situações vale a pena contratar um seguro dentário?
Na verdade, ter um seguro dentário é tão recomendado quanto um seguro saúde. Isso porque o ideal é que se faça, no mínimo duas vezes por ano, tratamento e limpezas preventivas para garantir a saúde oral.
E sabemos que mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem acontecer. Em tais ocorrências, caso tenha de realizar um tratamento mais dispendioso, saiba que poderá ter de desembolsar entre 40 a 50 euros somente pela consulta.
Tenha em conta que os valores disponíveis no mercado para seguros dentários variam conforme o número de elementos do agregado familiar que estejam cobertos pelo seguro.
4. O que ter em conta na hora da contratação
Ao decidir pela subscrição não compare apenas os prémios propostos pelas seguradoras. O recomendável é que faça um check-up prévio, e analise as suas necessidades em termos de tratamentos.
Fale connosco e garanta também a manutenção da saúde oral através dos seguros dentários.