- Junho 14, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Dicas
Eles são os nossos melhores amigos e companheiros para todas as horas, menos no período de trabalho. Mas e se não fosse bem assim? Já deve ter percebido que estou a falar dos animais de estimação, certo?
Já pensou se pudesse levá-los para o trabalho? Algumas empresas já estão a perceber os benefícios de ter estas companhias de quatro patas no ambiente laboral, e permitem que donos os levem.
Quer saber quais são esses benefícios? Continue a leitura e descubra mais sobre esta tendência que tem ganho cada vez mais destaque em Portugal.
Animais de estimação: Gostaria de levar o seu para o trabalho?
O ambiente de trabalho, que foi sempre visto como um ambiente mais sério e formal, tem sido flexibilizado ao longo dos anos. Uma das mudanças mais recentes é a possibilidade de levar animais de estimação para o trabalho.
É uma tendência mundial que tem ganho força no nosso país, mas atualmente somente 7% da população tem autorização para tal.
E por que as empresas estão mais tolerantes com a presença dos companheiros de quatro patas no local de trabalho? Surgem cada vez mais estudos que comprovam os benefícios desta prática tanto para funcionários, como para a empresa.
Um deles foi realizado pela Purina, marca de rações fabricadas pela Nestlé, onde, inclusive, os funcionários podem levar os animais de estimação para o trabalho desde 2018.
De acordo com a pesquisa, 67% dos portugueses que são tutores de cães gostariam de levá-los consigo para o trabalho. Um dos principais motivos é para não deixar o animal sozinho em casa.
Além disso, 46% dos participantes acreditam que ter o seu animal no trabalho ajuda a criar um ambiente mais relaxado, e 45% disseram que também reduziria o stress.
As empresas que adotam estas políticas de animal friendly também se beneficiam de outras maneiras. Têm funcionários mais motivados, o que cria uma atmosfera mais inclusiva que renderá bons resultados de desempenho.
Sendo assim, a presença de animais de estimação no ambiente de trabalho pode ser vista como uma intervenção de bem-estar barata e prontamente disponível para muitas empresas. Conseguindo aumentar a satisfação organizacional e as perceções de apoio.
Como as empresas adaptam animais e funcionários à nova rotina?
É claro que sem organização e planeamento, a presença de vários animais de estimação no local de trabalho acaba por ser um cenário caótico.
Por isso, para que essa novidade possa ser aplicada com sucesso é necessário garantir o conforto de todos os trabalhadores. Devem ser aplicadas medidas que incluem a criação de zonas onde os cães não são permitidos.
Isso porque, apesar de a maioria estar aberta à presença dos animais, pode haver pessoas que não são apologistas da prática. Os motivos podem ser vários, como alergias, não gostarem de animais ou simplesmente se recusam a ter um animal no ambiente em que trabalham.
Geralmente, as empresas que aderem a esta tendência criam ambientes específicos onde os animais podem circular, casas de banho e zonas de refeição.
É importante que os animais se sintam confortáveis e que os tutores sejam responsáveis por garantir que não causam distúrbios.
Além disso, são necessárias escalas para determinar quem e em que dias pode levar o seu amigo para o trabalho. Têm de estar vacinados, registados na junta de freguesia e devem ter seguro.
O que acharia se pudesse levar os seus animais de estimação para o trabalho? Se ficou interessado, tente sugerir a ideia na próxima reunião com os colaboradores, destacando os benefícios que descrevemos no artigo!