- Junho 30, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Dicas

O cancro já é considerado como a doença do século XXI. É o principal problema de saúde pública no mundo, e está entre as quatro principais causas de morte prematura. Ou seja, antes dos 70 anos de idade, na maioria dos países.
As estatísticas revelam o grave cenário. De acordo com uma estimativa feita em 2018, foram diagnosticados 18 milhões de novos casos no mundo, com 9,6 milhões de mortes.
No artigo vamos falar um pouco mais sobre o impacto desta doença na população, e porque é considerado o mal do século XXI.
Cancro: Por que se tornou o principal problema de saúde da atualidade?
O cancro é uma terminologia genérica que engloba um conjunto de mais de 100 doenças distintas. Todas apresentam apenas um facto em comum, a origem da transformação de uma célula normal em maligna.
Medo e angústia são os sentimentos que melhor descrevem o estado emocional das pessoas que recebem este triste diagnóstico. A comunidade científica sente cada vez mais pressão para encontrar a cura para os mais de 100 tipos de cancro.
A doença não faz distinção de classe, sendo um mal que atinge todos, independentemente de condições financeiras, sociais e culturais.
Pode haver uma ou outra neoplasia com as particularidades de género ou região, mas, infelizmente, ninguém está imune. As estatísticas assustam, o problema de saúde pública é grande, contudo, pode ser vencido.
Especialistas e investigadores da oncologia afirmam que cerca de 70% das neoplasias conhecidas podem ser curadas, dependendo do estágio da doença.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) através da sua Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, nos últimos 50 anos tivemos grandes avanços no tratamento.
Isso ocorreu principalmente em países que adotaram programas de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento. Com estes cuidados a serem somados aos melhores tratamentos, houve uma redução de 21% nas mortes prematuras entre 2000 e 2015.
O maior desafio dos países consiste na adoção de parâmetros que possam determinar critérios de custo, viabilidade e eficácia, facilitando o acesso ao tratamento.
Atualmente, a angústia e a ansiedade movem o desejo de encontrar a cura. Pode-se dizer que são o combustível dos cientistas que sonham com um novo momento de rutura na descoberta de medicamentos eficazes para vários tipos de tumores.
Espera-se que as novas descobertas criem:
- Tratamentos individuais
- Conhecimento acerca das alterações genéticas da célula
- Desenvolvimento de medicamentos que evitem o desenvolvimento da doença
Enquanto isso, são adotadas medidas que visam, ao menos, aumentar a sobrevivência dos pacientes acometidos pela doença.
Existem formas de prevenção?
O cancro pode surgir por fatores genéticos e também ambientais, relacionados ao estilo de vida das pessoas. Nestes casos, é possível evitar o aparecimento da doença a partir de algumas medidas preventivas, como por exemplo:
- Não fumar
- Utilizar protetor solar
- Manter uma alimentação saudável
- Evitar o excesso de álcool
- Vacinação
- Fazer exames regularmente
- Praticar atividade física
Estes são alguns fatores que contribuem para reduzir as chances de se desenvolver a doença. A adoção de um estilo de vida saudável, evitando a exposição a fatores de risco é uma importante maneira de prevenção.
Neste sentido, um estudo do Center for Diseases Control and Prevention, dos Estados Unidos, constatou que 42% dos tumores malignos e 45% das mortes foram atribuídos a fatores evitáveis como cigarro, excesso de peso e álcool.
Como não podemos prevenir o aparecimento da doença nos fatores genéticos, pode ser interessante contratar um seguro de vida com proteção para tratamentos oncológicos.
Várias seguradoras oferecem este tipo de cobertura, tendo em consideração a ocorrência da doença atualmente. Portanto, se possui histórico familiar com esta patologia, vale a pena considerar esta segurança.
Enquanto isso, continuamos a torcer para que médicos e cientistas tenham êxito no desenvolvimento de uma cura contra o cancro. Para contratar um seguro com estas particulares pode entrar em contacto comigo!