- Julho 12, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Dicas
Ao planearmos uma viagem não devemos deixar a segurança de lado. Por isso, da mesma maneira que escolhemos cuidadosamente o nosso destino, o roteiro e a companhia aérea, também precisamos estar atentos aos imprevistos que podem acontecer. E nesse caso, a melhor forma de nos protegermos é contratar um seguro com assistência em viagem.
Muitas pessoas encaram este tipo de seguro como um “gasto extra” e acabam por optar por viajar sem ele. Mas já pensou que pode estar do outro lado do mundo, sem falar a sua língua materna, e um imprevisto acontecer?
A pensar nisso, criei este artigo com tudo o que precisa saber sobre o seguro com assistência em viagem. Além disso explico-lhe porque é que é importante contar com este recurso seja numa viagem de férias, estudos ou negócios.
Seguro de assistência em viagem: Porque é tão importante proteger-se
Todos sabemos que imprevistos acontecem e, infelizmente, não estamos totalmente imunes a eles. Isso quer dizer que pode adoecer, aleijar-se ou mesmo ter um acidente e precisar de atendimento médico ou internamento.
Agora imagine essas situações num país estrangeiro. É dor de cabeça na certa, certo?
Sem o seguro com assistência em viagem certamente terá muitos transtornos, e é possível que tenha que desembolsar uma grande quantia, principalmente no exterior, por um tratamento médico.
Para completar, outras situações podem ocorrer e deixá-lo em maus lençóis. Por exemplo, a perda de documentos, o extravio da sua bagagem ou o cancelamento de um voo.
Por isso, é fundamental contratar um bom seguro que o resguarde em todos estes cenários. Assim, viaja com maior tranquilidade e segurança, pois sabe que, se necessário, terá todo o apoio que precisar.
Como funciona a cobertura do seguro
O seguro de viagem oferece assistência para os viajantes durante a sua permanência e retorno. Existem diversos seguros, cada um visando um perfil de viajante e adequando-se também aos destinos.
O seguro poderá, além de arcar com despesas médicas, oferecer assistência quanto a estadias diárias por atraso de voos, perda, roubo ou danificação de bagagens, entre outros.
Os planos também são diversificados, podendo ser escolhidos em diversas categorias, como viagens de lazer, negócios ou ainda viagens em família.
Diferentes tipologias de seguro com assistência em viagem
Conforme dito, o seguro pode ter coberturas variadas de acordo com cada perfil de viajante. Porém existem os contratos que são mais comumente comercializados.
Entre os tipos de contratos mais comuns, podemos citar os 3 seguintes.
1 – Cobertura para bagagens
Envolve a proteção contra danos, atraso e extravio de bagagem, oferecendo total assistência para o viajante e garantindo o reembolso total do eventual valor gasto utilizado para cobrir o montante investido em roupas, por exemplo, durante o período de extravio.
2 – Cobertura para despesas com saúde
Oferece assistência médica, odontológica e ortopédica, cobrindo qualquer tipo de tratamento necessário, até mesmo internamento. Há alguns seguros que cobrem despesas em farmácias, com medicamentos e suplementos para curativos.
3 – Cobertura de assistência ao viajante
Oferece suporte ao viajante, caso haja o cancelamento ou o adiamento do voo, sendo responsável pelas possíveis taxas de mudança, alimentação e hospedagem.
Há ainda seguros de natureza mais complexa, que cobrem a repatriação, a estadia e a passagem dos acompanhantes, bem como uma remoção médica ou a transladação do corpo, em casos de doenças sérias que necessitem internamento ou terminem em morte.
Os preços são bastante acessíveis, por isso, não há desculpas para não investir neste tipo de proteção e viajar tranquilamente.
Vale a pena ver as ofertas e coberturas dos diversos planos, e assim garantir o seu seguro com assistência em viagem. Prevenir é sempre o melhor remédio.