- Julho 30, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Dicas
Cada vez mais as pessoas procuram substituir a deslocação em veículos próprios pelas bicicletas. Os motivos para esta alteração são vários: fugir do trânsito caótico, aderir a uma forma mais sustentável de circulação, ajudar na sustentabilidade do planeta… Porém, poucos sabem como agir quando sofrem um acidente de bicicleta.
Não é por acaso que temos acompanhado um aumento no número de casos destes acidentes. Acontece por descuido dos próprios ciclistas ou imprudência dos condutores de veículos.
Já sofreu algum acidente neste meio de transporte? Sabe como deve agir em tal situação? No artigo de hoje vamos dar dicas e informações sobre os direitos e deveres dos ciclistas em Portugal.
Acidente de bicicleta: Que cuidados deve ter neste tipo de situação?
O Código da Estrada sofreu algumas alterações em 2014. Uma das alterações refere-se às bicicletas, que passaram a ser consideradas veículos comuns quando circulam numa via.
Na prática, isso significa que os ciclistas podem circular em todas as vias, e não somente nas ciclovias. Apesar disto, na bicicleta é considerada a regra da prioridade.
Ou seja, caso não haja sinalização do contrário, o ciclista tem prioridade sempre que se apresenta pela direita. Ainda, os condutores de veículos devem ter uma distância de segurança de 1,5 metros sempre que ultrapassarem um ciclista.
1. Itens de segurança do ciclista
Os ciclistas conquistaram direitos, mas também possuem deveres, especialmente no que concerne à sua segurança enquanto condutores.
O uso do capacete, por exemplo, é recomendado para todos os ciclistas, porém obrigatório somente para quem conduz uma bicicleta elétrica. Em caso de incumprimento, a coima varia entre os 60 e os 300 euros.
São também obrigatórias as luzes à frente e atrás, que devem ser utilizadas à noite, ao amanhecer, ao anoitecer ou em condições meteorológicas adversas.
Além disso, o uso de telemóvel, auriculares nos dois ouvidos e a condução com uma ou as duas rodas no ar são proibidos.
Mas, mesmo com todas as precauções, acidentes podem ser inevitáveis, e nessas situações é muito importante saber como agir. Veja a seguir o que fazer em tais situações.
Como proceder no caso de um acidente de bicicleta
Seguiu todos os cuidados, mas mesmo assim sofreu um acidente a andar de bicicleta? Veja a seguir algumas recomendações para estar preparado para agir nesse momento.
1 – O primeiro passo é manter-se calmo e certificar-se de que não sofreu nenhuma lesão grave. Caso consiga levantar-se, afaste-se da zona de circulação de veículos, e peça auxílio a outras pessoas sempre que precisar.
2 – Se no acidente estiveram envolvidos um condutor de veículo, é importante recolher os dados do automóvel e do condutor, mesmo que inicialmente pareça estar tudo bem. Assim estará precavido caso perceba sequelas físicas ou na bicicleta mais tarde.
3 – Se constatado que a responsabilidade pelo acidente é do condutor do veículo, seja carro ou mota, a ocorrência pode ser participada à seguradora do condutor em questão.
4 – Se a responsabilidade pelo acidente foi do ciclista, então o próprio ficará a cargo das despesas relacionadas à reparação dos veículos ou tratamento médico de outros condutores.
5 – Antes de voltar a utilizar a bicicleta verifique as suas condições, avaliando o estado da direção, do guiador, dos travões e dos pneus.
6 – Mesmo que não seja obrigatório, é recomendável contratar um seguro de responsabilidade civil que tenha cobertura para danos a terceiros. Especialmente se for um ciclista assíduo.
Tenha em conta que existem também outras alternativas com produtos específicos que incluem responsabilidade civil e acidentes pessoais do ciclista.
Respeite as regras de trânsito, siga todas as recomendações de segurança e conduza sempre com atenção. Em caso de acidente de bicicleta, siga estas dicas e esteja prevenido.