- Julho 19, 2021
- Publicado por: factoradmin
- Categoria: Dicas

Pode parecer que a reforma ainda está longe. Provavelmente ainda nem começou a pensar nisso. Mas saiba que é preciso preparar-se desde já para esse momento, principalmente para garantir que mantém a sua qualidade de vida. E uma maneira de o fazer é através do Plano de Poupança Reforma.
O PPR ou Plano de Poupança Reforma é um dos produtos de poupança ou de investimento mais populares em Portugal. Mas, apesar disso, muitos não conhecem todos os seus benefícios.
Pensando nisso, elaborei este artigo com todas as informações que precisa de conhecer. Além disso, perceba porque é que deve começar a poupar hoje!
Plano de Poupança Reforma: O que é e porque deve começar a investir
Como podemos depreender pelo próprio nome, o plano de poupança reforma é um produto ou aplicação financeira destinada à acumulação de uma poupança para a reforma.
Apesar de ser um produto pensado para a reforma, não tem necessariamente apenas essa finalidade. Isto porque os seus principais benefícios são percebidos em caso de aplicações em prazos mais alargados.
O dinheiro é investido por um grupo profissional de gestão num conjunto pré-determinado de produtos financeiros. Os quais podem incluir obrigações, ações ou outros, com um objetivo de retorno futuro.
Para incentivar esse tipo de investimento a longo prazo e a preparação financeira da reforma, foram concedidos benefícios fiscais bastante interessantes a quem investe nestes produtos. Falo nomeadamente de:
- Na subscrição – Proporciona benefícios na declaração de IRS que dependem do escalão de imposto do subscritor
- Ao longo do contrato – O imposto sobre lucros está a ser remetido para a altura da movimentação dos fundos
- No resgate As taxas de impostos são decrescentes com a duração da aplicação e sempre inferiores às taxas aplicadas a produtos alternativos
Mesmo com todos estes benefícios, muitos ainda não se sentem seguros em aplicar o dinheiro num fundo de investimento. E falo especialmente de clientes com um perfil mais conservador.
Mas saiba que nestes casos existe a possibilidade de aplicar o dinheiro num plano de poupança reforma classificado como “Capital e taxa de retorno garantidos”.
Os PPR com capital e taxa de retorno garantidos podem ser comparados a outras aplicações ditas “sem risco”. Como por exemplo os depósitos a prazo ou certificados de aforro (produtos de dívida do Estado).
Neste caso, quem assume o risco das oscilações do valor do investimento é a sociedade gestora do plano de poupança reforma. Logo, a taxa garantida tenderá a ser muito conservadora.
Porque começar hoje a poupar para a sua reforma?
Apesar de parecer um tipo de investimento voltado somente para a reforma, saiba que o PPR não se destina somente a essa situação. Pode ser entendido como um tipo de investimento a longo prazo.
Isto porque apesar de ser denominado plano de poupança reforma não significa que não pode movimentar o dinheiro sempre que o deseje.
É claro que é recomendável manter o dinheiro investido pelo máximo tempo possível para conseguir obter maiores níveis de retorno e maximizar os benefícios fiscais.
No entanto, pode desmobilizar o dinheiro sempre que desejar, devendo estar consciente da eventual perda de benefício fiscal.
Além disso, ao investir num PPR está automaticamente a diversificar os seus riscos por muitos produtos e investimentos distintos.
Isso significa que o dinheiro investido num PPR será aplicado a um conjunto diverso de ativos financeiros com diferentes características.
Ou seja, o valor da sua poupança irá depender do desempenho de todos estes ativos. Quando uns preços sobem outros descem, o que torna o investimento mais equilibrado em termos de riscos.
Mas, para garantir a estabilidade financeira no futuro através de um plano de poupança reforma, é importante que:
- Tenha objetivo de poupança
- Analise o quanto poderá poupar dentro do orçamento familiar
- Escolha um PPR adequado ao seu perfil de risco e aos seus objetivos
- Tenha paciência e confie na equipa de gestão do seu investimento.
Não espere mais tempo! Aplique desde já o dinheiro num plano de poupança reforma e faça uma poupança segura para o seu futuro e o de sua família.