O que precisa saber antes de contratar um seguro multirriscos habitação

Quem está a considerar contratar um crédito habitação, deve começar a fazer um planeamento. Isso porque além das prestações do empréstimo, certamente terá que arcar com pagamentos extra. Entre esses valores encontram-se o seguro de vida e o seguro multirriscos.

Este último, é também conhecido como seguro da casa e, é obrigatório. O seu objetivo é garantir a proteção do espaço que passará a chamar de lar.

Mas sabe o que é, e qual a cobertura de um seguro multirriscos habitação? Para quem ainda está perdido sobre este assunto, preparei este artigo com todas as informações que precisa conhecer.

Seguro multirriscos: O que é e qual a sua importância

Um seguro multirriscos, também conhecido como seguro habitação tem como finalidade a proteção do imóvel, através de um conjunto de coberturas contra vários danos.

Tanto para o edifício como para o que está contido dentro do imóvel, o capital que fica assegurado é o capital subscrito. Tenha em conta que o capital a segurar deve ser o valor da reconstrução do imóvel.

Dessa forma, é preciso estar atento em caso de obras ou alterações ao edifício, já que deverá aumentar o capital seguro.

Em relação à cobertura do seguro multirriscos habitação, este ocorre relativamente aos mais diversos tipo de danos e prejuízos.

Entre eles estão incêndios, catástrofes naturais, furto, inundações, tempestades, problemas elétricos, danos de bens imóveis…

No entanto, o prémio vai ser sempre calculado com base nas coberturas contratadas.

Sou obrigado a contratar um seguro multirriscos habitação?

Se falarmos em termos de obrigações legais, ou seja, aquelas previstas por lei, o seguro contra incêndios nos edifícios em regime de propriedade horizontal é o único obrigatório.

Este seguro garante a indemnização pelos danos causados por um incêndio nas frações autónomas e partes comuns.

Porém, se vai contratar um crédito habitação para comprar a sua casa, deve saber que o seguro multirriscos é uma das exigências do banco, mas não veja apenas isso pelo lado negativo, isto porque o seguro consiste em garantir a proteção à sua casa contra inúmeros acidentes que nela podem acorrer. E, dessa forma estará prevenido para o imprevisto que por ventura possa sofrer.

Quais as coberturas mais comuns em contratos de seguro multirriscos?

O seguro multirriscos tem normalmente um conjunto de coberturas base (pré-definidas), sendo possível adicionar outras coberturas complementares. Volto a frisar que o prémio é calculado em função das coberturas contratadas.

Entre as coberturas mais comuns, estão:

  • A reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações, devido à ocorrência de incêndio, inundações, tempestades e riscos eléctricos;
  • A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;
  • Indeminização por furto ou roubo;
  • A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação

Antes de decidir os riscos que quer ver cobertos pela sua apólice deve estar bem informado sobre:

  • Cada cobertura
  • Obrigações enquanto segurado
  • Valor da franquia(valor a seu cargo para accionar a apólice)
  • Como é realizado o pagamento em caso de indemnização

Como escolher o melhor seguro multirriscos habitação?

Primeiramente, é importante saber que as várias seguradoras praticam valores díspares entre si.  Contudo, diferem nas coberturas, nos limites de indeminização, nos serviços e noutros detalhes.

Assim sendo, a forma mais simples de poder escolher a melhor proposta é estar atento às diferentes coberturas e condições disponibilizadas, uma vez que o custo da apólice poderá até não ter grandes diferenças.

Outra opção é contratar um mediador de seguros que tenha várias soluções, que será capaz de pesquisar e encontrar o melhor produto ou a melhor proposta para si, de acordo com o seu perfil e necessidades. Terá também outras condições comerciais para o ajudar a poupar.

O importante é garantir a contratação deste seguro já que o mesmo é obrigatório, poderá ser também o mais ajustado ao que pretende ver coberto.



Deixe um comentário